Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Upside Down

Um blogue de uma futura (e esperançosa) jornalista, que vê na escrita um refúgio para os bens e para os males da vida.

Upside Down

Um blogue de uma futura (e esperançosa) jornalista, que vê na escrita um refúgio para os bens e para os males da vida.

Alimentos que cansam

Andava eu a testar algumas aplicações do meu telemóvel, aplicações essas que ainda não sabia bem para que fins serviam, até que descobri uma interessante que contém curiosidades acerca da saúde, muitas delas retiradas de sites bem conhecidos. Acabei por dar de caras com um artigo cujo título é "Estes alimentos cansam, literalmente". Fiquei curiosa e decidi abrir. 

Já alguma vez se sentiram cansados após o almoço? Bem, isso é perfeitamente normal e todos nós sabemos que o é - o que eu (e muito provavelmente muitos de vocês) não sabia é que alguns alimentos aumentam essa sensação de cansaço. Achei isto tão hilariante e curioso, que decidi partilhar convosco alguns dos alimentos que aumentam o cansaço:

 

1. Massa – "provoca o aumento dos níveis de açúcar no sangue o que desencadeia uma queda de insulina. Esta situação provoca fraqueza, cansaço e sono."

 

2. Banana – eu que sempre pensei que a banana dava energia, fiquei deveras admirada com a presença dela nesta lista. Mas a explicação faz todo o sentido: "a banana é um dos alimentos que mais relaxa os músculos e que, com isso, provoca uma sensação de cansaço e ‘moleza’. Os elevados níveis de potássio ajudam ainda a melhorar o sono."

 

3.  Carne vermelha – "esta é uma moeda de duas faces. Se, por um lado, os níveis de ferro impulsionam a energia, por outro a quantidade de gordura proporciona a sensação de fadiga."

 

4. Cerejas – "amigas de quem quer manter ou perder peso devido ao poder antioxidante, as cerejas são também aliadas do sono, uma vez que contêm melatonina, hormona que impulsiona uma melhor qualidade de sono. Comer este fruto de forma regular ajuda a criar uma rotina mais saudável de sono." Adoro cerejas, mas acho que acabei de começar a gostar ainda mais!

 

5. Alface –  "a alface tem propriedades sedativas que afetam o cérebro de uma forma similar aos opioides, isto é, aos analgésicos."

 

Ficaram tão admirados como eu? Às vezes recorremos a calmantes e outras coisas desse género para tentarmos dormir melhor, quando na verdade talvez seja suficiente incluir alguns destes alimentos na nossa dieta diária. Os alimentos que aqui indiquei são, normalmente, do gosto geral, daí que nem seja difícil incluí-los no nosso dia-a-dia, pois alguns deles já estão presentes. Vou começar a tentar perceber quais deles me causam mais cansaço/sono do que outros!

 

Fonte: Estes alimentos cansam, literalmente

6 comentários

Comentar post