Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Upside Down

Um blogue de uma futura (e esperançosa) jornalista, que vê na escrita um refúgio para os bens e para os males da vida.

Upside Down

Um blogue de uma futura (e esperançosa) jornalista, que vê na escrita um refúgio para os bens e para os males da vida.

Dicas para o alívio de... Dores nas costas!

Boa noite leitores/as.

Sofro várias vezes de dores nas costas, pelo que me lembrei de vos trazer algumas dicas que podem ajudar a melhorar a dor a quem, como eu, a sente. Mas, em primeiro lugar, quero deixar-vos o link de um site inovador e muito útil - o Dói-me as costas -, que contém informação detalhada acerca dos sintomas e tratamentos de uma doença chamada Espondilite Anquilosante, "uma doença inflamatória crónica que afeta principalmente as articulações e ligamentos da coluna vertebral causando dor e rigidez intensas nas costas".

 

Passemos, então, às dicas para melhorar uma dor de costas:

 

1. Relaxar 

Relaxar é importante porque ajuda as fibras musculares a soltarem-se, o que alivia momentaneamente a dor. Ficar deitado de lado ou sentado com as costas encostadas à cadeira são, entre outras, formas de permitir esse relaxamento.

 

2. Aquecer

Compressas mornas nas costas fazem milagres, principalmente se forem colocadas na localização exata da dor. Um banho morno, de imersão, também atua eficazmente nas dores de costas.

 

3. Massagens

Uma massagem bem feita, com força suficiente na zona da dor, é uma das melhores formas de a aliviar. Se essa massagem for acompanhada com um óleo ou creme - seja hidratante ou mesmo apropriado para dores de costas - ainda melhor.

 

4. Dormir

Dormir bem e o número de horas suficiente, aconselhado para a nossa idade, é fundamental para diminuir a frequência dos episódios de dores de costas. Não alivia de forma imediata, mas a longo prazo notam-se diferenças significativas.

 

5. Alongamentos

Fazer alguns exercícios de alongamentos, com incidência nas costas - nada de musculação - ajuda bastante a atuar sobre a dor. Deixo abaixo algumas imagens e vídeos que exemplificam esses exercícios:

 

 

          

 

6. Melhorar a postura

Tentar manter uma postura correta evita as dores nas costas e, também, futuros desalinhamentos na coluna. Deixo aqui 6 dicas para manter a boa postura, que vos aconselho vivamente a ver!

 

7. Manter um peso ideal

Ter peso em excesso aumenta o risco de desalinhamento da coluna e, consequentemente, dor.

 

8. Fazer exercício regularmente

Fazer exercício ajuda a relaxar as ligações da coluna vertebral, aliviando a dor - mas não pode ser feita muita pressão nas articulações.

 

9. Evitar dormir num colchão muito mole

O melhor tipo de colchão para quem tem dores nas costas é o semi-ortopédico, que permite dormir com a coluna numa posição direita.

 

10. Em último caso, tomar medicamento

Deve ser a última hipótese porque o exagero nunca é saudável. Mas se a dor não passar com nenhuma das dicas acima referidas (ou outras que encontrem pela Internet), tomar medicamento acaba por ser a única solução. No entanto, devem apostar num relaxante muscular, antes de passarem para o analgésico. 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.